Abre Aspas / Música

João Guarizo e o financiamento coletivo do disco “Na vida anterior”

Músico se reúne a diversos artistas no “Sarau na vida anterior”

Por Meiri Farias

Guarizo na vida anteriorVocê sabe o que é crowdfunding? Prática que vem se tornando popular entre diversos artistas, o financiamento coletivo é um recurso oferecido por sites como o Catarse onde o artista arrecada fundos para colocar um projeto em prática.

Para deixar mais claro, vamos usar o exemplo do entrevistado do “Abre Aspas” de hoje: João Guarizo ficou conhecido pelo projeto “Sarau – Novos Talentos da MPB” que resultou em no CD e DVD lançado pela Universal Music, mas em maio o músico lançou a campanha de crowdfunding pelo Catarse para financiar o disco solo “Na vida anterior”.

Em dois meses a campanha arrecadou R$ 33.452 (a meta era R$ 25.000). A criatividade foi um dos pontos altos do projetos que contou com desenhos de Leonardo Mendes, roteiro de Vitor Coimbra e produção de Michel Sousa, além de Saraus que incentivaram os fãs a participar ainda mais.

Para comemorar o sucesso da campanha, o músico convidou um time de peso para “Sarau na vida anterior” que acontece hoje no Espaço Zé Presidente, às 23h. Conversamos com João e ele nos contou um pouco sobre o nascimento do projeto

Guarizo Cartaz Sarau

Armazém de Cultura: Em 2011 você participou do DVD “Sarau – Novos Talentos da MPB”, que reunia diversos artistas. Como é transição para um projeto solo?

João Guarizo: Na verdade é um processo bem interessante porque  quando entramos para uma grande gravadora achamos que nosso caminho como artista está, de um certo modo,  “dando certo”, quando, na verdade é uma grande ilusão.  Após eu ter enxergado isso, vi que eu teria que caminhar com as minhas próprias pernas e fazer por mim mesmo.  Não que a gravação do CD e DVD do “Sarau – novos Talentos da MPB” não tenha me ajudado, muito pelo contrário, me ajudou muito, mas foi apenas um belo cartão de visitas. Após esse projeto me vi na mesma situação de antes, tendo que correr atrás do meu trabalho sozinho.

AC: Diversos artistas tem usado Crowdfunding como forma de arrecadar recursos para concluir seus projetos. O financiamento coletivo é uma forma bem interessante de ajudar novos artistas, mas o publico também tem ajudado mais. Você acha que existe um interesse da parte dos fãs em se sentir “participante” do projeto? Não como meros ouvintes, mas de forma cada vez mais ativa?

Guarizo FaceJoão Guarizo: Acho que o publico quer, realmente, fazer mais parte da vida dos artistas e se sentirem mais próximo deles, mas sinto que faltam plataformas rápidas e práticas para que isso aconteça. O fã, e de uma certa forma as pessoas que utilizam a internet, são pessoas que não tem muito tempo para ficar navegando, preenchendo cadastro, fazendo logins e senhas – e isso é um grande empecilho  na hora da pessoa ajudar um artista. Principalmente quando ele esta fazendo um crowdfunding. No meu caso, teve muitas pessoas que chegaram a entrar na pagina do Catarse para contribuir para o projeto de gravação do meu cd mas não sabiam como navegar na plataforma e se sentiam inseguras para contribuir. Tem de haver ferramentas mais rápidas e também mais empenho dos navegantes.

AC: Você fez um trabalho bem interessante de divulgação da campanha. Os cartazes com os personagens do “Na Vida Anterior”, a divulgação dos outros artistas, Saraus, etc. Você pode contar um pouquinho sobre como foi esse processo?

João Guarizo: O processo começou quando decidimos que não haveria nenhuma gravadora envolvida no projeto de gravação do meu primeiro cd. A partir daí decidimos fazer o crowdfunding. Me juntei com o ilustrador do disco ( Leonardo Mendes), um roteirista (Vitor Coimbra ) e um produtor ( Michel Sousa) e começamos a rascunhar todo o processo. Desde orçamentos, linguagem, estratégias, etc. Ficamos internados durante 3 meses juntos e começamos a criar o vídeo e as propostas. As coisas foram acontecendo naturalmente e as ideias vieram. Acho que nosso diferencial foi fazer uma campanha de crowdfunding nova e criativa.

Guarizo artistas

Alguns artistas que colaboraram na divulgação do projeto

AC: Quais são suas principais influências na música? E atualmente, que artistas indicaria para quem curte seu trabalho?

João Guarizo: As minhas maiores influências foram os artistas que convivi pessoalmente, sem duvida.  Eu gostava muito de tocar violão, então adorava ir para rodas de violão e aprender com eles. Eu sou muito curioso também então sempre perguntava como fazer um acorde ou uma batida. Aprendi muito com o Dani Black, Leandro Léo, Maria Gadú, Toni Ferreira,  Pedro Altério, Pedro Viáfora, Paulo Novaes e muitos outros artistas de São Paulo e do Rio.

Ouça “Na vida anterior”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s