Especial Harry Potter / Questão de Opinião / Tem na minha estante

Especial Harry Potter: Despedida

*Por Meiri Farias

O objetivo era falar sobre livros que gosto sob um enfoque diferente do habitual. Mas já na segunda semana, modifico um pouco o tema. Não que tenha deixado de falar de livros ou algo do gênero, mas hoje no caso o protagonista é um personagem. Confesso que surgiu uma invejinha ao ver a Beatriz falando do Ron Weasley na Dica de Segunda, queria falar também dele, da Hermione, do Voldemort, Remo Lupin e todos os personagens que gosto e admiro na saga.

A questão é: Objetivo desse especial é caminhar pela estrada menos obvia, fugindo de resenhas e definições dos livros e filmes. Foco em curiosidades e fatos que nem todo mundo conhece com profundidade. O escolhido para esse momento “perfil” é justamente o estereótipo de vilão inquestionável que inferniza a vida do mocinho enquanto pode. Definitivamente o diretor menos amado de Hogwarts, o garoto de roupas enormes e cabelos oleosos. Sonserino até a alma, o Príncipe Mestiço.

snape1Severo Snape nunca se esforçou pela simpatia de ninguém e Alan Rickman, interprete do personagem no cinema foi um dos poucos atores a cumprir seu papel com absoluta veracidade. Seu Snape é tão intragável quanto o delineado nas páginas de JK Rowling. Rickman teve uma relação interessante com Snape, segundo o livro “Harry Potter e a magia do Cinema” que mostra os bastidores da saga nas telonas, o ator não queria aceitar o papel por não “conhece-lo” o suficiente e só foi convencido quando JK revelou a eles detalhes do futuro de Snape que ninguém mais sabia.

O professor de poções de Hogwarts é um autêntico detestável. Difícil dar créditos a uma pessoa que já foi mancomunada com bruxos das trevas e se diz (sem demonstrar) arrependido. Como acreditar que aquele que menos demonstrou era o que mais tinha amor? Não ficarei justificando as ações de Snape nos sete livros, elas não são justificáveis mesmo. Ele humilhou e destratou Potter de forma arrogante, mesquinha e infantil, tudo como vingança cretina contra os maus tratos que recebeu do pai de Harry e seus amigos. Estranho talvez é que por muitas vezes esse tratamento foi fator fundamental para que o garoto que sobreviver continuasse vivo.

capa_65618_1310932945Mas como gostar de um personagem como o Snape? Você não gosta, você compreende. Porque no fundo e por humilhações de uma vida horrível, ele foi apenas um garoto que fez todas as escolhas erradas e teve que lidar com as consequências. A vida de Snape é uma história de amor que não tem espaço no cinema tradicional. Amor não correspondido, amor que se perde sem nunca se ter e que ainda assim, passa a viver em função dele.

Always-harry-potter-vs-twilight-24135475-483-700Talvez não tenha sido intencional, mas JK de certa forma transformou Harry em um espécie de Horcruxes de Lily também. A mãe morreu pelo filho, mas continuou presente pelo coração do homem que viveu por ele. Por ela. Snape talvez seja o personagem mais real da autora. A vida, diferente da ficção, nem sempre funciona e as vezes há certo heroísmo em encarar as dores que ela te oferece.

É com certa tristeza que termino esses sete dias de “Especial Harry Potter”. Nessa semana, entre diversas homenagens, um comentário me chamou atenção. Fernanda Nia, (lembra dela, entrevista aqui), fez uma tirinha de pelo aniversário do Harry e comentou “Posso passar anos sem ler nem ver nada do universo Potteriano e, mesmo assim, sempre que encontro com Harry, Rony e Hermione fico com a mesma sensação gostosa e nostálgica de quem reencontra um grande amigo que não vê há muito tempo”.

Talvez seja exatamente isso. Mesmo que os anos se passem, sempre é possível revisitar o menino que sobreviveu e todos aqueles que estavam com ele. E também, é claro, aquele que dedicou sua vida pelo amor de uma mulher que já havia partido. E se perguntarem se depois de todo esse tempo ainda vale a pena relembrar Harry Potter, a resposta de Snape é a minha resposta.

Snape fim

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s