Especial Aniversário AC / Música

Especial de Aniversário – Paulo Novaes e Bruna Caram

O show foi na Praça Victor Civita e o céu cinzento de São Paulo não foi páreo. O som deles é colorido

* Por Meiri Farias

Há exatamente um mês postamos a primeira matéria do Armazém de Cultura, uma resenha crítica a exposição “Beatles – 50 anos de história”. O início de um projeto que nasceu a partir de um curso livre de Jornalismo Cultural, mas que foi concebido durante anos em meio a conversas com amigos, professores e reflexões sobre os vários gêneros e formas de se fazer jornalismo hoje. O meu objetivo – sim meu, porque acredito no jornalismo em primeira pessoa – é mostrar conteúdo com valor e relevância jornalística, mas principalmente com relevância “humana”. Sem focar exatamente no factual, mas principalmente na interpretação e opinião que não encontram espaço no “jornalismo tradicional”, inclusive na editoria de Cultura. Sem formalismo desnecessário e sempre próximo do leitor, porque o jornalista é, acima de tudo, um contador de histórias.

foto 1Para comemorar o retorno positivo e o apoio que recebemos durante esse primeiro mês, as personalidades que ilustram as matérias do dia são extremamente especiais. Por meio de seu talento também contam histórias e são especialistas em trazer emoção, arte e beleza por meio de seu trabalho: Paulo Novaes e Bruna Caram. Além de primos, são parceiros na música, esporadicamente em cima palco e no último sábado a dupla apresentou na Praça Victor Civita canções de seus repertórios individuais e parcerias.

WP_002710

Paulo Novaes

Acredito que a música é muito mais que sucessão de acordes e versos e como leiga absoluta que sou, nem posso dissertar muito sobre esse aspecto. Mas, insisto mais uma vez: a questão aqui é contar histórias e a música também faz isso. Seja pela letra, melodia, interpretação, cada canção tem seu enredo, seus sentimentos e suas cores. Quando entrevistamos o cantor Rubel, comentamos que o som dele era colorido e não vejo forma melhor de descrever a sonoridade desse show.

O clima intimista da Praça Victor Civita proporciona conforto e aconchego ao público. Esparramados pelas arquibancadas espaçosas, aguardamos o começo do show e um observador mais atento consegue notar que um dos pedestais está sem microfone. Paulo canta sozinho canções de seu repertório como “Alma” e “Perdoa”, acompanhado de Bruno Piazza no teclado, Gabriel Alterio na bateria e Igor Pimenta no baixo. Paulo é um compositor afiado e com apenas 21 anos, já teve canções gravadas por artistas como Pedro Alterio, Juca Novaes e a própria Bruna. Ainda hoje na “Dica de Segunda”, Beatriz Farias conta mais sobre a carreira e os projetos do músico.

WP_002720

Bruna Caram

O pedestal vazio é finalmente ocupado pelo microfone de Bruna na música “Ana”, (composição do Paulo). A cantora considera o palco o lugar mais confortável do mundo e isso é perceptível para quem assiste, Bruna canta como se estivesse em casa com amigos. E nem por isso sua apresentação perde em grandeza e qualidade, justamente ao contrário, a leveza e facilidade com que Bruna transita pelo palco só colabora com sua interpretação que é intensa e delicada, vibrante e tranquila. Tudo ao mesmo tempo.

A conexão no palco é visível, seja nas parcerias ou em canções dos repertórios individuais, Paulo e Bruna demonstram que a afinidade não é apenas familiar, mas principalmente musical. Em entrevista ao Armazém de Cultura, Bruna conta que o primo um dos compositores favoritos e sua “alma gêmea musical”. Durante o resto dia publicaremos as entrevistas individuais e mais detalhes sobre o show e carreira dos dois artistas, acompanhe!

WP_002726

“Paulinho é meu maior parceiro, um dos meus compositores favoritos, digo que é minha alma gêmea musical”, Bruna Caram

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s