Cinema / Questão de Opinião

Brasil no Oscar?

“Hoje eu Quero Voltar Sozinho” é o filme brasileiro que vai disputar a indicação de filme estrangeiro no Oscar 2015

*Por Livia Fioretti

Que o Oscar é o maior exemplo de reconhecimento da indústria cinematográfica, todo mundo sabe. Já imaginou trazermos um dos prêmios mais desejados do mundo para terras tupiniquins? Pois é, amigos… Temos mais uma chance!

Foto: Divulgação

Hoje eu Quero Voltar Sozinho, o primeiro longa metragem de Daniel Ribeiro, foi eleito semana passada pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na próxima premiação. A última vez que um filme nacional ficou entre os finalistas foi há mais de 15 anos (Central do Brasil), e se conseguirmos, será a nossa quinta chance.

Com uma linguagem sensível e delicada, o filme conta a história de um jovem homossexual e cego que precisa lidar com as barreiras da sociedade e de sua própria família, não apenas no aspecto de sua deficiência, mas também contra todos os preconceitos. Baseado em curta homônimo, Hoje eu Quero Voltar Sozinho ganhou o Teddy de melhor filme com a temática LGBT no renomado Festival de Berlim deste ano e o prêmio FIPRESCI de melhor trabalho da Mostra Panamorama.

Foto: Divulgação

É necessário olharmos para a importância de tal nomeação no cenário vigente, quando estamos lidamos fortemente no Brasil (e no mundo) com a questão da homofobia e dos direitos dos homossexuais. A escolha está em total sintonia com os acontecimentos da sociedade, representando nosso país com um tema atual e relevante na maior premiação da sétima arte.

De qualquer forma, ainda há muito chão para nossa escolha ser campeã. Se não bastasse ter vencido 17 nacionais, o filme precisará ainda entrar na pré lista de 9 títulos que será anunciada pela Academia em dezembro. Os finalistas serão revelados apenas em janeiro do ano que vem, aproximadamente um mês antes da premiação que ocorrerá em 22 de fevereiro, em Los Angeles. Agora nos resta apenas torcer!

Assista o trailer oficial:

* Livia Fioretti é estudante de publicidade e apaixonada por cinema

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s