Abre Aspas / Especial HQ / Literatura

Devaneios com Sigmund e Freud: O Cachorro e a raposa no divã

Filosofia e humor nas tirinhas de Yorhán Araújo

* Por Meiri Farias

O que aconteceria se a personalidade de Sigmund Freud, austríaco considerado “pai da psicanálise”, se dividisse em duas partes? Mais especificamente entre uma raposa filosófica e um cachorro distraído? Essa é a proposta da página “Devaneios com Sigmund e Freud”. Criada pelo estudante de publicidade Yorhán Araújo, a página partiu da vontade de criar uma revista e de características da própria personalidade de Yorhán.

Imagem: Página no Facebook

Imagem: Página no Facebook

Leitor de Quino, Fernando Gonsales e Vitor Cafaggi, Yorhán também é dono das páginas “O Poeta e o Datilógrafo” e “Desventiras“. Confira o trabalho e influências dele na entrevista a seguir:

Armazém de Cultura: Sigmund e Freud estão sempre filosofando sobre algum assunto do cotidiano, como é o processo de criação?

Yorhán Araújo: Eu normalmente faço com algo que costumo pensar ou que pensei na infância e essas coisas, ás vezes em uma conversa pode sair uma tira nova e talvez por acaso.

AC: Aliás, por que a referência a Freud? como surgiu a ideia de batizar a tirinha dessa forma?

Yorhán: Eu queria fazer uma revista, eles vieram como parte dessa revista que acabei desanimando e me dedicando mais a eles, o nome veio da ideia de que suas falas refletem pensamentos e queria um nome para poder dividir os dois, achei que seria legal.

AC: Os personagens tem personalidades bem definidas e diferentes entre si, como foi essa caracterização?

Imagem: Página no Facebook

Imagem: Página no Facebook

Yorhán: Eles são partes diferentes da minha personalidade, eu sou bem distraído para algumas coisas e bem focado para outras, quase nunca presto atenção em coisas que não me interessam e me pergunto sobre fatos idiotas, daí foi fácil.

AC: Você estuda publicidade, certo? Percebemos que maioria das pessoas que trabalham com quadrinhos e já entrevistamos para o blog, estão ligados a comunicação social de alguma forma ( Will Leite e Fernanda Nia que são também são publicitários, Helô Pereira e Sidney Gusman, que tem formação jornalística). O que acontece com esse pessoal de comunicação? (risos)

Yorhán: Eu comecei por que sempre quis fazer algo, meio que pra me divertir, acho que o meio da comunicação é bem criativo e gostamos de fazer o que vem na cabeça, pelo menos comigo foi assim, eu tenho várias ideias engavetadas que não cabem em nenhum contexto que eu poderia aplicar em publicidade, aí faço em forma de quadrinhos, texto, etc… E ainda sobre isso posso dizer que criar quadrinhos, tiras e ilustrações é muita mais legal que ficar sentado em uma agência, os quadrinistas e ilustradores são muito mais receptivos a dicas, fácil entender por que publicitários procuram fugir desse meio e nos quadrinhos pelo menos eu, encontrei um bom caminho.

Imagem: Página no Facebook

Imagem: Página no Facebook

AC Vamos falar de referências: O que você lia (tanto de quadrinhos como outras formas de literatura) quando era criança? Algum autor influenciou sua forma de desenhar?

Yorhán: Eu lia muitas tirinhas de livros didáticos, tipo Mafalda, Níquel Náusea entre outros, um livro que marcou muito minha infância foi um que li na quarta série, seu nome é “O Diário (nem Sempre) Secreto de Pedro” da Telma Guimarães Castro Andrade, agora sobre influências, eu não tenho muitas, gosto do trabalho do Vitor Caffagi (confira a entrevista que fizemos com o Vitor!), criador do Valente entre outros.

AC: Que página indicaria para quem acompanha e gosta do seu trabalho?

Eu indico a página Cartoondise, da Rayla, acho o trabalho dela bem legal e quem curte essa pegada de ilustração e poesia, vai gostar bastante. Quem gosta do meu trabalho também pode conferir minha página de poesias “O Poeta e o Datilógrafo e a minha mais nova página “Desventiras”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s