Abre Aspas / Especial HQ

Quadrinhos Ácidos: Humor abrasivo nos temas do cotidiano

Crítica e ironia nas tirinhas de Pedro Leite

* Por Meiri Farias

O mercado de produção cultural está passando por um processo de transformação notável, basta dar uma olhadinha com atenção nas entrevistas que publicamos desde o início do Blog. Os artistas estão buscando meios alternativos para financiar e tirar (ou colocar, como no caso a seguir) seus projetos do papel, por meio de editais  e principalmente via crowdfunding, a arte se torna mais acessível tanto para os artistas quanto para os fãs, leitores e admiradores do trabalho. Agora é possível participar e contribuir ativamente com projetos em que você acredita.

Imagem: Página do Pedro

Pedro Leite, criador da página “Quadrinho Ácidos” encontrou uma forma interessante de financiar seu trabalho e aumentar a participação dos leitores: O “Clube Fantástico dos Quadrinhos Ácidos” é uma espécie de crowdfunding permanente onde o colaborador se torna “patrono” e contribui mensalmente com uma pequena quantia e em troca ganha recompensas exclusivas.

As tirinhas da página abordam temas do cotidiano com humor ácido e ironia. Como Pedro explica na página “Estes não são quadrinhos para quem se ofende facilmente, extremistas políticos, fanáticos religiosos ou fãs do Big Brother“. Além do site e página oficial, as tirinhas estão sendo animadas e publicadas no canal ” Quadrinhos Ácidos TV”. Quer saber mais?

Armazém de Cultura: Vi que recentemente você lançou a série do “Quadrinhos ácidos” no Youtube, como surgiu essa ideia? Qual é o foco do canal, reproduzir as tirinhas da página ou criar conteúdo exclusivo?

Pedro Leite: Eu adoro desenhos animados e o “Quadrinhos Ácidos TV” surgiu de uma parceria com o Tiago Duarte do canal “Bananinja“. Ele já fazia animações bacanas e nos juntamos para animar algumas tirinhas do “Quadrinhos Ácidos”. Ainda só temos 2 animações, mas espero que dê certo, afinal, é muito legal imaginar que posso atingir o público através de outra plataforma. Como é tudo novidade ainda, não sabemos direito como será tudo. Por enquanto ele está animando apenas roteiros já existentes da série.

Veja “Quadrinhos Ácidos TV”:

AC: A página tem uma proposta de ironia e humor com temas do cotidiano e por isso é fácil encontrar diversos estereótipos, principalmente em relação a internet. Como foi o  nascimento da página?

Pedro: O “Quadrinhos Ácidos” talvez tenha nascido por causa da minha idade. Estou começando a envelhecer (tenho 31 anos) e com isso eu acho que estou ficando mais ranzinza. Com isso, estou ficando um pouco mais crítico com algumas coisas e impaciente com outras. A série nasceu para eu extravasar esse meu descontentamento com algumas situações do cotidiano e felizmente está dando certo na Internet.

Imagem: Página “Quadrinhos Ácidos”

AC: Além de ilustrador, você também é publicitário, certo? Percebemos que todas a maioria das pessoas que trabalham com quadrinhos e já entrevistamos para o blog, estão ligados a comunicação social de alguma forma ( Will Leite e Fernanda Nia que são também são publicitários, Helô Pereira e Sidney Gusman, que tem formação jornalística). O que acontece com esse pessoal de comunicação? Que encanto é esse com quadrinho?

Pedro: Sou publicitário por formação e sinceramente acho bem triste ver que outros cartunistas também são. Isso significa que vários de nós buscamos no emprego com propaganda a forma de ganhar dinheiro, mas que fazemos quadrinhos porque gostamos. Ou seja: trabalho X Hobby. Em um mundo perfeito talvez nenhum de nós teria iniciado a faculdade de publicidade porque estaria ganhando dinheiro só com quadrinhos, ou seja, com o que gostam mais.

AC: Você criou o “Clube Fantástico dos Quadrinhos Ácidos” como forma de conseguir suporte financeiro para o seu trabalho. Percebemos que o financiamento coletivo é uma tendência crescente para artistas que buscam alternativas para manter seus projetos, no seu caso, como funciona?

Club Fantástico dos quadrinhos ácidos

Pedro: Criei o “Clube Fantástico do Quadrinhos Ácidos” porque vi surgir nos Estados Unidos o site “Patreon”, que tem como objetivo ser o elo entre o leitor e o artista. Muitos usuários viraram verdadeiros “patronos” dos seus cartunistas favoritos e por isso pensei em criar o meu Clube. No meu caso, os meus leitores recebem recompensas exclusivas do “Quadrinhos Ácidos” participando do clube. Os valores da mensalidade variam de 2,00 a 15,00. É uma ideia boa e simples que acredito que em breve vai ser mais frequente no mundo dos “webcomics”. Ainda é o início, mas espero que dê certo!

AC: Ainda falando de financiamento coletivo, você lançou o livro “Onde meu gato senta” pelo Catarse, certo? você percebe uma relação diferente com os leitores quando o trabalho é realizado com o apoio deles? Rola um interesse em participar mais ativamente?

Pedro: Esse ano lancei a 2ª edição do meu livro “Onde Meu Gato Senta” pelo crowdfunding (sistema de financiamento coletivo). Como o livro foi produzido com o dinheiro dos apoiadores, é claro que eles se sentem responsáveis pela execução do material. Isso é muito legal. O nome deles está impresso nos agradecimentos do livro e isso é muito bacana, pois é a prova que eles ajudaram o projeto que eles gostaram. Esse é um novo jeito de produzir materiais sem precisar de editoras.

AC: Você participou da Gibicon 2014, como foi? O que acha da possibilidade de interagir com outros artistas, rola um intercâmbio de ideias?

Pedro: O mais bacana de fazer quadrinhos é ter a troca de informações com os leitores. Por isso, eventos de quadrinhos são ótimos lugares pra conversar com os leitores e saberem o que eles estão gostando ou não. A Gibicon foi muito bacana! É sempre bom rever amigos e conhecer outros artistas que antes a gente só conhece pelo Facebook. São eventos cansativos, mas que valem muito a pena!

Imagem: Página “Quadrinhos Ácidos”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s