#ArmazémnaComic / Dica de segunda / Questão de Opinião

Dica de Segunda – #ArmazémnaComic

Selo Armazém

*Por Beatriz Farias

A classificação “dica” soaria um conceito errôneo para um texto que se trata de pós alguma coisa, se não fosse mais importante aqui falar do que deixa ao invés do que foi (para isso teremos outros textos mais específicos).

Não posso ser considerada uma “Nerd” fervorosa, não conheço ‘Star Wars’ ou ‘Game Of Thrones’ direito, muito menos consigo identificar a maioria dos Cosplays que vejo por mais bem feito que estejam (na verdade sempre sinto um pouco de medo), independente do que é retratado. A única coisa que me tira verdadeiramente do sério nesse universo, aquilo que me faz querer ser só um pouquinho boa para ilustrar toda a minha vida, são os quadrinhos. Você que já leu alguma coisa deste blog percebe que qualquer coisa que dissermos a esse respeito é suspeito, já que nossa loucura pelo tema se dá em misturar dois assuntos que aparentemente não se conectam: música e quadrinho (já sinto a senhora de engenho, vulgo, editora chefe pegando o chicote e dizendo: “não é só quadrinho! É literatura!”). Pois bem, é literatura com queda de décimo grau em quadrinho, pendendo a todo momento discutir desse assunto e todas as implicações que está envolvido a isso.

20141204_153623

Ao entrar no evento na quinta, e entender a importância que aquilo tinha para tantas pessoas que esperavam um evento assim no Brasil, e a dificuldade dos organizadores, em pensar numa coisa que nunca tinha acontecido por aqui, fui me dando conta de que existia mais coisas a se empolgar do que apenas ficar rondando loucamente a “Artists Alley” (veja bem, não pense que isso não aconteceu também).

A impressão que fica depois de dez minutos dentro do lugar foi de extrema proximidade: você pode sentar no sofá dos “Simpsons” ou no de “Friends”, chegar muito perto de algumas figuras em tamanho real exclusivas ou tirar uma selfie com nada menos que Capitão América, Batman ou Darth Vader e apesar da dificuldade de se enxergar, o clima dentro dos auditórios (principalmente os menores) era propicio para uma conversa espontânea e relaxada com alguém interessante falando.

20141204_102700

Não quero parecer do contra, mas apesar de ouvir muitas criticas, tiro meu chapéu (eu na verdade não tenho nem uso chapéu, mas acho bacana a força da expressão) para a programação que fizeram. As palestras e Master Classes eram variadas, de forma a ser justo com as grandes formas diferentes de ser um nerd, e tinham um contexto entre si, então se o problema era passar vontade com o orçamento baixo e aquele tantão de coisas legais sendo vendidas, você poderia descer e ouvir algo que provavelmente acrescentaria muito. E por falar em acrescentar, e já que os auditórios ficavam perto (e também porque eu queria voltar a falar disso) voltamos aos expositores já citados acima.

20141204_155534

Esse provavelmente é o maior ponto positivo que vi nesse evento: a tentativa bem sucedida de mesclar a cultura estrangeira com a valorização dos artistas brasileiros tão talentosos que temos, e que estavam a disposição de mostrar seu trabalho e conversar. A Comic Con entra no calendário de eventos nacionais e deixa a expectativa para o que os organizadores vão inventar para nos surpreender no próximo ano.

Senhoras e senhores, é com imenso prazer que anuncio a nossa semana pós Comic Con Experience para você que não conseguiu ir, ou você que foi, mas agora já sente saudade de se deparar com todos os Cosplays, que no final das contas, não eram tão assustadores assim.

* Beatriz Farias não é formada, não tem curso superior nem vergonha de escrever em terceira pessoa fingindo que não é ela. Gosta de gostar das coisas e são dessas coisas que ela fala aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s