#ArmazémnaComic / Questão de Opinião

Relato de um forasteiro na Comic Con Experience

Selo Armazém

*Por Rafael Nunes

Logo após o anúncio da realização da Comic Con Experience em São Paulo pelo Omelete, a ansiedade de participar de um grande evento de cultura nerd foi muita. Foram árduos meses de espera e altas expectativas, desde o seu anúncio em janeiro até a sua realização na semana passada. Para a minha alegria o evento foi em uma cidade que eu simpatizo muito, daí o prazer de viajar para São Paulo mais o evento em si tornaram toda a jornada prazerosa.

10833992_408600219303850_1755149104_n

Antes de tudo, eu sou morador de Barra do Piraí que fica no interior do Rio de Janeiro, banhada pelo Rio Paraíba do Sul, que tem nascente no Estado de São Paulo, cidade que tem como ponto forte o comércio e que recebe vários visitantes de cidades vizinhas ajudando no fortalecimento do segmento na cidade. Ser nerd no interior é muito difícil e um evento do tamanho da CCXP foi a chance de termos contato com os vários ícones e celebridades da nossa cultura.

Levando o “Experience” ao pé da letra, comprei o ingresso para o dia 06/12 sábado. Cheguei na cidade na sexta-feira, 05/12 proveniente do Rio de Janeiro, pois optei a ida de avião por ser mais rápido, são cerca de 6 horas de viagem de ônibus de Barra do Piraí até São Paulo. Na realidade, esta, não se provou uma boa escolha porque o conforto tende a ser maior juntamente com os gastos de translado.

Na manhã de sábado passei a acompanhar os comentários via Facebook, Twitter e em um grupo no Whatsapp sobre o evento, a fim de ficar alerta para possíveis filas, engarrafamentos e/ou problemas com o evento. Já que justamente no sábado foi a exibição do filme Operação Big Hero, era mais que esperado as longas filas para que o auditório de 2000 lugares fosse ocupado rapidamente.

10850778_408600172637188_1191798556_n

Saí para a CCXP por volta das 10:00, parando para tomar café em uma padaria e chegando de fato no local por volta das 11:30. Fui de carro com uma amiga e enfrentamos uma pequena lentidão na saída da Rodovia dos Imigrantes que dava acesso ao Centro de Exposições. Chegando lá ainda conseguimos achar um dos poucos lugares restantes no estacionamento que logo em seguida, como fora anunciado pelo Érico Borgo em seu Facebook, estava completamente lotado. Detalhe que nem a placa do carro foi anotada, somente recebemos um recibo do pagamento, que no final também nem fora solicitado.

Saindo do estacionamento e andando poucos metros, entramos em uma fila que já tinha o seu início fora do Centro de Exposições. Em pouco tempo conseguimos entrar no pátio do local e nos deparamos como uma fila imensa. A tal fila era para as pessoas que compraram o ingresso online e iriam retirá-lo na bilheteria do evento. Nesta parte o ponto muito negativo foi para a questão da acessibilidade pois dividi a fila com mães com bebês no colo que teoricamente deveriam ter preferência na hora da entrada, não vi idosos.

Chegando na parte coberta do Centro, tive uma péssima surpresa: a fila continuava e agora organizada por grades. Essas grades foram divididas em quatro blocos faziam você dar voltas e que visivelmente eram para desafogar as bilheterias, por ora uma tática inteligente, mas um tanto cansativa para quem a percorreu. Ao todo percorri no mínimo uns 2 ou 3km andando por este trajeto, mas chegando na bilheteria o ingresso me foi dado de forma rápida e logo segui para a entrada do evento.

10846671_408600352637170_1082063215_n

Entrei na CCXP por volta das 13:30h. Fiquei duas horas na fila da entrada do evento até a parte interna do Centro de Exposições. Como o fluxo de pessoas era bastante alto em comparação aos comentários dos dois dias anteriores, pensei em comprar alguns produtos, lembranças que já tinha planejado no início e no restante do dia aproveitar o evento em si. Após olhar a vitrine da Fantoy escolhi comprar lá o meu Iron Man Mark XLII da Iron Studios e depois fui na ToyShow comprar o meu Vegeta Super Saiyan. Nas duas filas gastei mais ou menos uma hora de evento e com isso já eram por volta das 14:00h.

10841142_408600209303851_1593174815_n

Então começamos a andar pelos stands e a tirar fotos do evento. Os itens exibidos foram de bastante qualidade e nostálgicos. Perdi horas no stand da Tamashii Nations, pois sou fã de Cavaleiros do Zodíaco e ver de pertos a Armaduras e Leão em tamanho real foi um sonho realizado. Também gostei do stand da Marvel/Disney/Star Wars dando um ponto muito negativo para a superlotação da loja que vendia artigos da Disney e cia, a fila era imensa. Na parte de Star Wars, trouxeram uma exposição da trajetória de vida do Anakin Skywalker/Darth Vader, uma exposição apresentando os personagens do Star Wars Rebels e uma estátua do Darth Vader com dois Stormtropers, todos em tamanho real e fora uma exposição de customização dos capacetes dos soldados imperiais.

Na parte da Marvel encontramos alguns artigos de Os Vingadores: Era de Ultron já exibidos em San Diego, como o escudo quebrado do Capitão América, uma parte da carcaça inicial do Ultron e a luva da Hulkbuster (armadura feita para o Homem de Ferro enfrentar o Hulk caso necessário).

Tivemos um pequeno stand de The Walking Dead, de Os Simpsons com uma réplica do sofá utilizado pela família na série, um da extinta (e épica) série FRIENDS também com o sofá visto no Central Perk, o Trono de Ferro de Game of Thrones, tivemos alguns bustos e estátuas do Batman e uma réplica do Batmóvel dos tempos de Adam West. Também pudemos encontrar uma Máquina do Mistério do Scooby Doo sendo exibida. As peças do stand Profiles in History são para os amantes do cinema e apaixonantes, dou destaque para a roupa do Charada que o Jim Carrey usou em Batman Eternamente.

Para o grande lançamento da CCXP, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, tivemos um stand grande stand exibindo o trailer do filme com uma estátua do Gandalf, o Cinzento juntamente com uma demonstração do game O Senhor dos Anéis: Sombras de Mordor. Não pude passar muito tempo na Artists Alley, gostaria de ter dado mais atenção para os quadrinistas do evento, mas no ano de 2015 passarei um tempo considerável por lá.

O momento épico de nostalgia foi no stand do Maurício de Souza com alguns trabalhos sobre a Turma da Mônica e seus derivados trazendo de volta algumas lembranças da infância. Não tive o prazer de me encontrar com o mestre criador desta grande obra. Por fim, lá pelas 21h já estávamos mortos de cansados, mesmo com todas as bolsas em um guarda volume e decidimos ir embora dando fim à nossa participação na primeira Comic Con no Brasil, a Comic Con Experience.

Veja a galeria de fotos da Comic no nosso Facebook

Não pude participar do painel de Os Vingadores: Era de Ultron e os demais devido às capacidades dos auditórios, mas depois de ver o conteúdo exibido em todo site do Omelete ficou um ponto, pessoalmente, bastante negativo para o evento. Faltaram as novidades, as coisas inéditas para os painéis. Foi exibido o trailer entendido de Os Vingadores, mais um do universo Marvel nos cinemas já disponível e um vídeo de boas vindas do diretor Joss Whedon. Foi muito pouco levando em conta a expectativa de se ver um teaser novo, vídeo de bastidores e particularmente tudo o que foi falado lá já estava acessível para qualquer pessoa estivesse em casa em diversos portais pelo mundo. Fica aqui o meu pedido de mais programações paralelas em 2015!

Bem, mas os pontos positivos do evento foram muito superiores aos negativos e vale ressaltar que no dia 06/12, sábado, tivemos filas e mais filas muito devido às famílias que foram prestigiar o evento, que vem a ser um bom sinal de que o universo nerd está sendo ampliado e cada vez mais fazendo parte do cotidiano brasileiro. A volta para casa foi tranquila e agora já me encontro no interior do Rio de Janeiro ainda respirando os ares da Comic Com Experience e aguardando ansiosamente o dia 03/12/2015, data do início do próximo mega evento da cultura nerd brasileira.

* Rafael Nunes é psicólogo, cinéfilo, gamer e fiel ao lado negro da Força. Seus amigos acham que ele é um cylon, mas ele jura que não.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s