#ArmazémnaComic / Questão de Opinião

A divertida mente da Pixar

Selo Armazém

* Por Brian Dias (Blog Quartel Nerd)

Neste painel tivemos a apresentação feita por nada mais nada menos do que o novo presidente da Pixar, Jim Morris. Produtor dos novos clássicos Ratatouille e Wall-E. Após as devidas apresentações e declaração de que era uma alegria estar visitando nosso país e conferindo a nossa primeira Comic Con, Jim disse que era uma pena que nós todos não poderíamos ir até a Pixar. Então ele afirma que pra resolver isso ele havia trazido um vídeo corporativo para conhecermos um pouco mais sobre a empresa. Fizemos então uma rápida visita à Pixar!

No vídeo pudemos conferir um ambiente muito similar ao que vemos nos vídeos corporativos de empresas como da Google. Pessoas andando em veículos que parecem brinquedos, gente dando risada, se divertindo, ficando a vontade para que a criatividade possa fluir. Vimos também esboços de cenas, personagens, etapas de criação, animações em telas de computadores, cada etapa sendo apresentada por um orador sendo que um deles falou em português e este foi o responsável pela abertura e encerramento do vídeo.

Divertida Mente

Após este divertido e empolgante passeio para conhecer a empresa e um pouco da sua filosofia, era hora de falar sobre o projeto do estúdio de animação em andamento, Divertida Mente (Inside Out). Jim falou algumas coisas sobre este projeto, que estão trabalhando com bastante empenho e que estão bastante empolgados com o resultado e que para elucidar nada melhor do que conferirmos com exclusividade os primeiros sete minutos da animação.

As emoções de Riley em Divertida Mente

As emoções de Riley em Divertida Mente

A proposta do filme baseia-se no tema “Já olhou pra alguém e pensou o que se passa na cabeça dela?”. Inicialmente o filme mostra uma menina recém-nascida que recebe o nome de Riley e que dentro da sua cabeça ou mente tem algumas personagens muito distintas responsáveis por cada uma das suas reações ao ambiente externo. São as emoções, sendo elas: a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Nojo e o Raiva. Os pronomes não estão errados, é porque cada personagem foi atribuída a um sexo e por isso usamos os pronomes considerando essa atribuição.

É curioso ver a forma como cada uma dessas personagens entra em ação em momentos da vida da menina em cada fase dos primeiros anos de vida. Cada situação que ela passa é armazenada em esferas brilhantes e destas esferas as mais importantes são as relacionadas às habilidades aprendidas. Estas vão para um espaço especial chamado de Ilhas da Personalidade, estas obviamente são responsáveis por construir a personalidade de cada pessoa.

Sobre esta parte, Jim fez uma observação que não ficou bem claro se era uma afirmação ou se era apenas um momento de descontração para agradar seus anfitriões brasileiros. Na animação há uma cena de habilidade especial aprendida que é o primeiro gol de Hockey no gelo da protagonista, então Jim disse que uma adaptação poderia ser feita substituindo essa cena por um primeiro gol de Futebol para dar um tom brasileiro. Será que rola de fato esse agrado?!? Vamos aguardar para conferir!

WP_000452WP_00045320141205_100909

Até aí, em poucos minutos de exibição já víamos uma linha de raciocínio interessante mas ficava um ar de curiosidade sobre como isso poderia se tornar um filme de horas, ou pouco mais de uma hora, enfim. É aí que entra a parte brilhante dos produtores de pegar esse contexto criado e colocar num outro patamar, onde a menina agora pré-adolescente (11 anos) enfrentará uma reviravolta na vida ao se mudar do Meio-Oeste americano para San Francisco e passará pelas dificuldades para se relacionar com os novos colegas de colégio, de conquistar seu espaço nesse novo lugar e etc. Em perspectiva a isto lá dentro da mente dela uma reviravolta também ocorre e das personagens que a controlam algumas “se perdem” e ficam no comando o Medo, a Nojo e o Raiva tendo que se virar nos trinta para suprir as necessidades dela em momentos onde a Alegria ou a Tristeza se saiam bem.

A trama toma nova dimensão quando num momento de discussão em família vemos entrando em ação as mentes dos pais da Riley, o resultado de toda essa interação e o que cada grupo de sentimentos têm de fazer rende muitas risadas por conta da enorme quantidade de semelhanças com o nosso dia-a-dia, mas tratado de um perspectiva totalmente curiosa e original.

Enquanto isso a Alegria e a Tristeza têm de embarcar numa jornada interna na Riley em busca de coisas que façam ela recordar de momentos importantes que ela viveu além de arranjar um meio de voltar à central de comandos na cabeça/mente da jovem.

Sem mais delongas, confiram um pouco do resultado disso tudo no trailer legendado do filme:

Outra curiosidade é sobre um momento que aparece no próprio trailer, onde as emoções da mente da mãe de Riley estão indignadas (por volta dos 49 segundos do trailer) e rola a pergunta: “Foi ele que escolhemos no lugar do piloto de helicóptero brasileiro?” Jim foi questionado se isso era uma gozação com algum piloto brasileiro específico, e nesse momento certamente muitos lembraram do Rubinho Barrichello ou até mesmo algum piloto de helicóptero brasileiro desastrado, todavia a explicação foi que se trata de uma brincadeira interna deles, sobre um funcionário brasileiro que se atrasou para uma reunião ou coisa do tipo e o pessoal disse que ia eleger ele como piloto de helicóptero. Meio confuso né? Teremos que perguntar isso melhor ao Jim em nossa reunião de fim de ano… Hahaha! Sem dúvida tem razões de sobra pra se tornar o próximo clássico dos estúdios Diney/Pixar. O filme estreia em 19 de junho nos EUA e em 02 de julho no Brasil e o diretor responsável é Pete Docter (Monstros S.A. e Up – Altas Aventuras).

Espere! As curiosidades e novidades desse painel ainda não terminaram. No momento das perguntas ainda houve tempo pra questionar sobre uma possível continuação de Os Incríveis, Procurando Nemo e Toy Story! Jim disse que Ed, o responsável pela produção de Os Incríveis está totalmente focado na finalização do filme da Disney Tomorrowland que está previsto para maio de 2015 cujo o tema sugere “Imagine um lugar onde nada é impossível”, mas voltando ao foco, Ed terminará o trabalho atual e em algumas semanas deve trabalhar em Os Incríveis 2.

Confira a cobertura do Armazém de Cultura na Comic Con Experience

Segurem-se nos seus assentos porque uma continuação de Procurando Nemo deve acontecer também. Pode ser que se chame Procurando Dolly, isso mesmo, não se assuste e nem se irrite com a possível alteração de nome. Mas seria um filme de fechamento da história daqueles personagens que conhecemos no primeiro filme. Eles preveem o lançamento para junho ou julho de 2016.

Ainda nessa linha de novidades quentes temos um filme da série Toy Story, e eu o defino assim porque não se trata propriamente de uma continuação, mas sim um novo capítulo dentro do mesmo universo. Este está previsto para junho ou julho de 2017.

E para finalizar, uma surpresa pra lá de agradável, assistimos na integra a nova animação deles (mais uma né, mas nunca é demais) na verdade um curta chamado Lava. É uma história em tom musical havaiano sobre um vulcão que pedia constantemente por um amor pra compartilhar seus dias, afinal pra onde ele olhava via casais então porque ele também não poderia ter um par? Não vou contar o resto para não estragar a surpresa, mas já adianto que é bom ter um lenço por perto caso o olho dos marmanjos nerds resolva suar bem na hora.

Ficou curioso(a) e quer dar uma espiadela? Segue uma prévia do nosso vulcão cantor:

*Brian Dias é mais um aprendiz da arte Nerd. Um dos fundadores do blog Quartel Nerd juntamente com Vinícius Corrêa, com quem forma a dupla “o gordo e o magro”. Adora tecnologia e jogos e de compartilhar com as pessoas sobre as experiências vivenciadas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s