Cinema / Especial Oscar 2015 / Questão de Opinião

Boyhood: Uma história sobre a vida

kkkok

* Por Alessandra Nunes

Dizer que em Boyhood nada acontece é um erro. Não, não acontecem grandes reviravoltas como na maioria dos blockbusters atuais, o que acontece neste filme é vida.

boyhood

Boyhood levou doze anos para ser gravado, todos reuniam-se de três a quatro vezes por ano para filmar, e pode ter certeza que faz muita diferença ver os atores envelhecendo diante de seus olhos.

O filme começa com Mason (Ellar Coltrane) aos seis anos. Com pais divorciados, ele vive com a mãe Olivia (Patricia Arquette) e a irmã Samantha (Lorelei Linklater).Seu pai, Mason Sr. (Ethan Hawke), trabalha em outro estado. Durante mais de uma década sua vida passa por muitas mudanças e descobertas: muda-se de casa, seu pai volta a morar na mesma cidade, sua mãe casa-se novamente algumas vezes (casamentos esses muito instáveis, diga-se de passagem), primeira namorada, primeiro beijo, dúvidas sobre o futuro.

Boyhood Poster

Algo que chama atenção é como o diretor Richard Linklater escolheu mostrar em que momento a história está, utilizando fatos da cultura pop: para pontuar que determinada parte da historia passava-se em 2007, por exemplo, ele mostra Mason e alguns amigos indo para o lançamento do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Sim, a história trás como personagem principal Mason, mas, olhando por outro ângulo, o Tempo é o dono da trama. Você simplesmente acompanha a vida de um grupo de pessoas passar diante de seus olhos, vê que com o passar do tempo elas mudam, elas perdoam, elas amadurecem.

Quando o filme acaba fica um gostinho de quero mais. Durante as quase três horas de filme você acostuma-se com Mason, no final minha sensação foi a de ter perdido contato com um amigo. E na minha humilde opinião de quem não entende quase nada de cinema, gostaria muito que Boyhood tivesse ganhado o homenzinho dourado como melhor filme.

 

Direção: Richard Linklater. Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Etha Hawke

Duração: 166 min.    Classificação: +12

Trailer:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s