Especial dia da Poesia / Literatura / Questão de Opinião

Múltiplo: Leminski é poeta em todas as manifestações de arte

* Por Meiri Farias

“Paulo. Poeta. Pensador. Prosador. Professor. Precursor.Preciosista. Perseverante. Pauleira Pedreira. Polaco. Pai”

WP_001270

Começo esse texto com a definição de Aurea e escutando “Leminskanções” na voz de Estrela. Filhas de Paulos Leminski, o poeta de Curitiba e do mundo, as duas juntamente com Alice Ruiz são responsáveis pela curadoria coletiva da exposição “Múltiplo Leminski” , que fica no Caixa Cultural até 3 de maio. WP_001279 Como jornalista, professor, tradutor, biógrafo, jornalista de imprensa escrita e televisionada, ensaísta, contista, romancista, autor de experimentações verbais e visuais, ‘polemista’, roteirista de histórias em quadrinhos, judoca, professor, publicitário, compositor, Leminski  era um artista de muitas artes, mas em todas elas, um poeta encantador (encantado) de palavras. Por se utilizar da língua para levar suas ideias e desordens ao mundo, o poeta era fascinado por outros idiomas e fluente em muitos deles. Chegou a aprender japonês para entender a estrutura dos haicais.

Confira a galeria de fotos da Exposição Múltiplo Leminski

A exposição itinerante já passou por  Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Salvador e é resultado de anos de pesquisa e catalogação do legado deixado pelo artista, todo material foi selecionada do acervo da família e por isso mesmo carrega uma atmosfera de pessoalidade, intimidade, “um passeio intelectual e emocional pela vida de um homem que respirou cultura e expirou originalidade e desassossego”, como diz Alice na descrição do site oficial da mostra. Fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes ocupam as galerias Florisbela e Dom Pedro II do Caixa Cultural nos conduzem pelo fio de pensamento do poeta, na maioria das vezes em suas próprias palavras, o que aliás, é maior vantagem da exposição. Durante quase todo caminho conhecemos Leminski por Leminski, seus livros – os que escreveu e boa parte da sua estante, suas matérias para jornais, cadernos, manuscritos, rabiscos, poemas em guardanapos, sua máquina de escrever, incontáveis poemas, para todos os lados, em todos os lugares, inclusive descendo do teto na entrada da exposição.

WP_001369 WP_001324WP_001311

E é essa poesia, em seu formato “tradicional” ou em todos os outros meios que transborda de cada objeto e cada imagem. Temos um caminho biográfico da carreira do artista, mas muito mais trabalhado em cima de seu eu poeta, do concreto ao marginal, em todas as suas facetas e dimensões. Não se passa os olhos pelas paredes cobertas de letras que flutuam e dançam entre si. É mergulho apaixonado até se deixar absorver. A palavra de Leminski é sempre música mesmo quando não é cantada.

WP_001293 WP_001335WP_001287

Programação completa:

Exposição: “Múltiplo Leminski”até 3 de maio, de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas (CAIXA Cultural São Paulo: Praça da Sé, 111 – Centro – SP). Gratuito.

Mostra Audiovisual Paulo Leminski 14,18, 21, 25 e 28 de março e 1º, 4 e 8 de abril (dentro da programação do Cineclube) Programação no http://www.caixabelasartes.com.br (Caixa Belas Artes: Rua da Consolação, 2423) Entrada: R$12 (inteira) e R$6 (meia entrada)

Pocket Show LEMINSKANÇÕES, com Estrela Leminski e Téo Ruiz 21 de abril, 19h15 (Grande Salão da CAIXA Cultural São Paulo)  Gratuito (os ingressos serão distribuídos a partir do meio-dia)

Palestra: Leminski, o carnavalizador de Curitiba, por Ivan Justen Santana 25 de abril,  16h (Auditório da CAIXA Cultural São Paulo) Vagas: 40 .Gratuita

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s