#1anodeArmazém / Dica de segunda / Especial HQ / Questão de Opinião

Dica de Segunda: Quadrinistas nacionais

*Por Beatriz FariasDica

“Ritmo, ritmo de festa…”
A Dica começa com citação das mais tocadas do grande Silvio Santos para anunciar essa semana de aniversário alegria e emoção que nos espera. Para começar de forma pomposa, hoje falo dos quadrinistas (desenhistas, ilustradores…) nacionais que mais gosto.

quadrinistas nacionais

O objetivo é falar de artistas contemporâneos e a originalidade do que produzem, por isso alguns nomes consagrados não entraram mesmo ciente da importância e influência que desempenharam nesses que cito, são assuntos para outro texto.

1

Vitor Cafaggi é dono de um senso de humor inigualável em seus quadrinhos porque principalmente em sua história “Valente”, nos mostra com sutileza o cotidiano exatamente como ele é, a leitura é boa para todas as horas. O mineiro que participou do projeto Graphic MSP com “Laços” lança esse ano a continuação do trabalho com “Lições”.

2

Lu Cafaggi tem um talento profundamente corajoso, uma sensibilidade que assusta e a nostalgia doce nas cores. Seus desenhos tem movimento, nos deparamos com a poesia da leveza mesmo quando trata de assuntos intensos. Seu traço nos remete à simplicidade do encontro, parece que Lu nos devolve um pouquinho do nosso interior.

3

Mais uma vez falando de irmãos porque é difícil comentar  quadrinhos sem citar Moon e Bá. Mesmo com projetos individuais, os dois normalmente trabalham juntos e são responsáveis por uma das melhores Graphic Novels – eleita por mim -, “Daytripper”. A forma com que conduzem uma história é primordial e os desenhos… só vendo pra saber o que quis dizer.

4

Rebeca Prado desmistifica o “quadrinho pra criança”. Suas cores são alegres e o traço agrada qualquer idade, mas o conteúdo das tirinhas normalmente assustam a primeira vista quando se trata do “Navio Dragão”, onde Lif, personagem ranzinza e mal humorada nos espelha diariamente. A moça mineira tem a combinação perfeita entre dom, criatividade e bom humor.

Add subtitle text

Ainda essa semana você confere diversos conteúdos especiais em comemoração ao aniversário do Armazém!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s