cidade / Literatura / São Paulo das Culturas

Cidade das culturas: Um casarão no Brás

São

Mudança gradual de comportamento tira o paulistano de casa e o leva a ocupar o espaço público. Confira uma série de matérias sobre cultura como processo de ocupação do espaço público e direito à cidade

*Por Meiri Farias

O esforço comunitário também foi definitivo para a preservação do Casarão da Celso García, antigo cortiço que abrigava 58 famílias até a construção de um conjunto habitacional no entorno. Localizada na região do Brás, a construção antiga será restaurada e transformada em uma casa de cultura e a tarde de sábado (17) marcou a o início da intervenção com a presença do prefeito Fernando Haddad, a deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina e o secretário da cultura Nabil Bonduki.

02_Fachada do Casarão da Celso Garcia

“São Paulo é a cidade do trabalho, mas justamente por ser a cidade do trabalho, também tem que ser a cidade da moradia, a cidade do lazer, a cidade da cultura”, exaltou o prefeito durante o evento. Haddad também reverenciou a colaboração da deputada Luiza Erundina, responsável pela emenda que bancará o projeto, obtida por meio de parceria com o ministério da cultura. A intervenção integra o programa de metas  municipais 2013-2016 que prevê a construção, restauração, requalificação e reforma de 16 equipamentos culturais.

04_Prefeito Fernando Haddad no Casarão 05_Deputada Luiza Erundina no Casarão

Segundo Bruna Fregonezi, responsável pelo departamento do patrimônio histórico, ainda não se tem um orçamento preciso do que será gasto com a restauração, já que o projeto executivo ainda será organizado, mas R$ 2 milhões foram captados junto ao ministério de cultura. Bruna explica que a casa de cultura terá ateliês, áreas de formação para arte e cursos profissionalizantes. “O projeto foi construído com a comunidade. A gente agregou o que eles requisitaram na medida do possível”, diz.

Veja todas as matérias da serie São Paulo das Culturas

** A matéria faz parte de uma reportagem realizada para o curso “Repórter do Futuro – Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”. Até sexta publicaremos um “capítulo” por dia, não deixe de acompanhar. Amanhã o tema é a abertura da Avenida Paulista.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s