Abre Aspas / Aniversário de São Paulo / entrevista / Especial Aniversário de São Paulo / Uncategorized

@táescritoemsampa: Os artistas escondidos de São Paulo

não existe amor em SP

*Por Meiri Farias

A necessidade de comunicação transformam as redes sociais em verdadeiros murais de ideais, sentimentos e desabafos. Em São Paulo, esse mural acaba saindo da tela e indo parar nos muros, transbordando e refletindo essa personalidade bipolar da cidade que ama e odeia em iguais proporções. Do mural para o muro, a mensagem volta para a internet  e reverbera no Instagram @táescritoemsampa, página que divulga imagem dessas mensagens espalhadas pela metrópole. “Uma frase escrita na rua significa muito para quem a escreveu, mas também pode ter um impacto gigante em que for ler. Acredito muito que uma simples poesia no meio do caminho possa mudar o dia de alguém”, explica.

Fonte especial Sp

Armazém de Cultura: Há quanto tempo a página existe? Como surgiu a ideia da criação?

Tá escrito em Sampa: A página surgiu em Setembro de 2014, naturalmente. Eu costumava tirar fotos das frases que via espalhadas pelas ruas de São Paulo (e são muitas). Aí então resolvi juntar tudo isso numa página, puramente como um hobby.

AC: Como funciona a alimentação do conteúdo, vocês fazem um curadoria do que as pessoas mandam? qual é o critério para a publicação?

taescrito

Tá escrito em Sampa: Quando comecei usava só as fotos que eu tirava, já que a página não tinha seguidores. A partir do momento que as pessoas foram seguindo, fui recebendo fotos. Hoje em dia 90% das imagens são as pessoas que mandam para mim. Dá um pequeno trabalho, já que muita gente não entende direito a proposta da página e sai mandando qualquer coisa. O critério é simples. Se for legal e em São Paulo vai para a página. Em relação a isso, temos que “confiar” na pessoa que nos envia a foto, já que não conheço a cidade inteira para saber se aquilo é ou não em SP.

AC: Frases, poemas, ilustrações, cada dia vemos mais intervenções nos lugares mais diversos da cidade. Na opinião de vocês, a urgência de expressar ideias que vemos diariamente nas mídias sociais está está encontrando eco offline nas ruas? Isso reflete a personalidade de São Paulo, de certa forma?

Tá escrito em Sampa: A coisa mais legal disso tudo, para mim, é pensar na motivação das pessoas para escrever algo na parede de sua cidade. Existe uma necessidade tão grande de expressão que, se não há espaço, que se faça o seu próprio. Grudar um pôster, escrever algo no muro, ou qualquer coisa assim, é um sinal de que as pessoas querem falar, querem escancarar sentimentos.

Pode haver uma relação entre o mural do facebook e o mural da cidade, com certeza. São formas de expressão e creio que toda a forma que a pessoa conseguir se expressar é válida.

Além disso, é legal também pensar no receptor dessa mensagem. Uma frase escrita na rua significa muito para quem a escreveu, mas também pode ter um impacto gigante em que for ler. Acredito muito que uma simples poesia no meio do caminho possa mudar o dia de alguém. Compartilho essas imagens justamente por que acredito nisso.

Não sei bem qual é a personalidade de São Paulo. Nasci e morei a vida inteira aqui, mas acho que ainda não descobri isso. Por ser uma cidade diversa, quase um mundo dentro de uma cidade, existem inúmeros pensamentos. Isso se reflete na arte e intervenção urbana. Por exemplo, todo o dia recebo imagens. Há dias que me enviam de manhã uma frase como: “Mais amor, por favor”, e de noite recebo algo como “Odeio o amor”. SP é bipolar, e isso é maravilhoso.

2

AC: Para o dia 25, que presente você gostaria de poder dar para São Paulo?

Tá escrito em Sampa: São Paulo é gigante e acho que pouco explorada. Nos últimos anos houve um crescimento na ocupação dos espaços urbanos e isso é ótimo. Sentar no meio da calçada da Av. Paulista ou caminhar pelo Minhocão nos dá uma sensação de que fazemos parte disso. A cidade é nossa e acho que podemos tentar agir de acordo.

Desejo, portanto, que se abram mais espaços e oportunidades para interagirmos com a cidade.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s