Questão de Opinião / Recortes! / Uncategorized

Recorte: Gentileza

Copy of Entrevistas

*Por Talita Guimarães

Sexta-feira, 7h da manhã. Eu e minha irmã Talissa pelejamos com nossas mochilas pelo corredor do ônibus cheio. Nosso objetivo é ir para o fundo do ônibus, onde vislumbramos algum pedaço livre no corredor.

Created with Microsoft Fresh Paint

Arte: Talita Guimarães

Estou em um daqueles dias em que a cólica quase me dobra ao meio de dor, em que sair de casa é mais que um ato de coragem, mas uma demonstração de bravura. Em pé, respiro fundo e olho para Talissa, que discretamente pergunta se estou bem. Respondo com um crispar de lábios e um aceno positivo de cabeça como quem diz “é, na medida do possível”.

Copy of Era como se a história já existisse e só transcrevesse pro papel. Quis que as sensações fossem além da descrição psicoE então a mágica acontece. Um rapaz sentado próximo a nós se levanta repentinamente e me oferece seu lugar.

A oferta, inédita para mim, custa a ser inteiramente processada pelo meu cérebro. Até que aceito o assento oferecido agradecendo ao rapaz, que imagino, já vai descer.

Só que ele não desce. Segue viagem conosco por mais uma, duas, três, várias paradas. Só então me dou conta da real gentileza de seu gesto e peço para segurar sua mochila.

Por dentro minh’alma se emociona, a cólica até se ameniza.

Gentileza garante paz aos nossos dias.


Talita Guimarães (1)

3 thoughts on “Recorte: Gentileza

    • Já tive essa sorte no ônibus duas vezes e torço para poder sempre me deparar com situações assim em que a gentileza pode partir da gente ou vir pra gente ou ainda acontecer diante dos nossos olhos entre outras pessoas. É sempre acalentador presenciar/vivenciar gestos gentis. #gentilezageragentileza Abração, Kleris! 😉

      Like

  1. Que coisa mais linda, que rapaz mais maravilhoso! É muito estranho a gente se surpreender com algo que deveria ser o padrão. Meu pai contava que um homem jamais deixava de dar lugar a uma mulher ou de ajuda-la a carregar alguma coisa. Lembro de ter visto um senhor que trabalha comigo subir no nosso ônibus do trabalho carregando a mala de uma colega. Fiquei tão feliz que mandei email pra ele contando que eu tinha percebido a gentileza dele. Não só diversas espécies de animais estão em extinção ou risco de extinção, como a gentileza humana. Tomara que ainda dê tempo de salva-las todas.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s