ACnaFestComix / Uncategorized

FEST COMIX: Painéis

*Por Meiri Farias

VILÃS NAS HQS |

As Minas Nerds retornam a Fest Comix para discutir a representação da mulher no universo da cultura pop. Com o painel “Vilãs nas HQs”, o coletivo discute como a mulher é apresentada nas histórias em quadrinhos dentro do contexto de antagonismo.

Mais uma vez, as Minas surpreendem pela capacidade de trazer temas essenciais para a compreensão do universo nerd pela ótica da mulher. Desde a edição anterior da Fest Comix, em que apresentaram uma vasta programação sobre representatividade, o grupo se fortaleceu no Facebook e também na produção de conteúdo no site Minas Nerds. Embora os temas continuem extremamente relevantes, alguns painéis foram prejudicados pela diminuição de espaço da feira. A sala onde aconteceu a conversa era pequena e fortemente prejudicada pelo barulho externo.

IMG_20160618_140822

Gabriela Franco (criadora do Minas) se uniu a Rebeca Puig (Collant sem Decote), Letícia Cosmos (SOS Sailor Moon), Lua Costa (quadrinista) e Marcela Tang (Minas Nerds) para enumerar bons e maus exemplos de vilãs nas HQs. Um dos pontos abordados, foi a sexualização da maldade na mulher. “A violência da mulher está sempre ligada a sexualidade”, pontua Rebeca. Outro aspecto que resulta na maldade das personagens é a relação com o homem, geralmente o herói. Não é raro encontrar vilãs que se envolvem em relações de amor e ódio com o protagonista (olá Batman) ou são rejeitadas por eles em algum momento. Essa situação de vilania em consequência de um relacionamento, também ocorre do lado oposto, como no caso mais popular apontado pelas meninas. “A existência da mulher é justificada pelo homem, a Arlequina existe por causa do Coringa”, lembra Gabriela.

Para as meninas, a problemática está no fato de que o homem pode ser naturalmente mal, mas as vilãs sempre são descaracterizadas por uma história de vida pregressa, geralmente pautada em relacionamentos, aceitação da sexualiade e, por muitas vezes, insanidade.

GRAPHIC MSP |

Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções, se reúne com Danilo Beyruth, Bianca Pinheiro, Marcela Godoy, Paulo Crumbim e Cristina Eiko para contar curiosidades do processo de produção das Graphics MSP, além soltar pequenos “spoilers” das próximas edições.

IMG_20160618_172150

75 ANOS DA MULHER MARAVILHA |

Minas Nerds agora falam sobre a influência da princesa amazona na cultura pop e no feminismo, além de apresentar um histórico das diversas versões da heroína apresentadas nas últimas décadas.

IMG_20160618_184219412

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s