Questão de Opinião / Recortes! / Talita Guimarães / Uncategorized

Recorte: Sobre estar onde ousamos estar

Recorte

*Por Talita Guimarães

IMG-20160629-WA0007

Insira uma legenda

É dia de guarnicê no largo da Capela de São Pedro, em São Luís-MA. Estou numa estrada no sul do Brasil com a equipe do coletivo audiovisual do qual faço parte, rodando uma série para TV Pública em formato road movie. Meus companheiros de viagem, em sua maioria maranhenses amantes da cultura popular, lamentam profundamente estar longe dos festejos juninos de São Luís em pleno ponto alto da festa: a celebração do dia de São Pedro com romarias de batalhões de Bumba-meu-boi indo prestar suas homenagens e pagar suas promessas ao santo. Festa bonita que carrega forte demonstração da devoção que mantém viva a cultura maranhense.

Ouço os lamentos dos amigos compadecida com as repetidas vezes em que falam ao longo do dia do quanto gostariam de já estar em São Luís.

Nina

Enquanto isso, nossa van segue viagem até passar por uma pré-escola à beira da estrada. Uma algazarra infantil no jardim revela a realização de um arraial. Criancinhas vestidas de caipira correm pela grama. Balões coloridos debaixo dos bracinhos.

Um garotinho de bigode desenhado com lápis de olho segura um balão vermelho embaixo do braço e se aproxima da grade para olhar nossa van passar. É o vermelho de nossa Kombi Catirina Francisca quem atrai seu olhar. Visivelmente intrigado, o garotinho segura a grade e nos fita até nos perdermos mutuamente de vista.

É quando me ocorre que devo saudar os santos juninos por nos proteger e guiar exatamente por onde ousamos passar. Afinal, não é todo dia que um coletivo maranhense pega a estrada em pleno São João para virar lembrança curiosa para um garotinho sulista em seus primeiros arraiás.


Recorte 1

One thought on “Recorte: Sobre estar onde ousamos estar

  1. E hoje O João Paula sauda Sao Marçal com a reuniao dos batalhoes de todo estado. Salve Santos Antonio,João,Pedro,paulo e Marçal.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s