1 Resenha Por Dia / hq / quadrinhos / Questão de Opinião / Uncategorized

1ResenhaPorDia: Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte)

8


*Por Meiri Farias

Rindo de chorar, esse é a situação de quem lê Pavor Espaciar. A terceira Graphic MSP, obra de Gustavo Duarte, é sem dúvida a mais engraçada do selo. Embora já faça um tempinho do lançamento (em 2013) só li realmente agora e me pergunto porque demorei tanto.

Chico-Bento-Pavor-Espaciar

Pavor Espaciar tem um enredo simples. Os pais de Chico vão passear e deixam ele e seu primo Zé Lelé sozinhos em casa, com todas as recomendações e bom comportamento que se pode esperar. Enquanto os meninos leem revistinhas (alerta de easter egg – Zé está lendo “Có” do próprio Gustavo), Zé é abduzido por alienígenas e a aventura começa.

Se a premissa não é absurdamente criativa, o desenvolvimento em compensação se torna genial.  O desenho ágil de Gustavo (é praticamente uma animação!) Cria uma dinâmica interessantíssima ao acompanhar o passar de páginas. Com poucos balões – a utilização do recurso já é uma novidade em relação às HQs de Gustavo que geralmente são mudas – seus desenhos comunicam de forma eficiente e detalhada.

ChicoBento_PacorEspaciar01

O traço dos garotos é divertidíssimo e vale chamar atenção para a ambientação da casa da família Bento. Quem já morou no interior, ou tem família que mora, consegue identificar com facilidade o tipo de mobília, eletrodoméstico e afins. Gustavo se apropria bem dessas características e as usa para contar sua história. Outro ponto impossível de ignorar é o texto dos diálogos. Mesmo sendo uma exceção nas HQs de Gustavo, esse elemento é sem dúvida um dos pontos altos de Pavor Espaciar. Talvez por também ser um caipira (Gustavo cresceu na cidade de Bauru), o artista reproduz o “caipirez” de forma exata, se cair no clichê rude. Dá quase para ouvir o sotaque. Os animaizinhos também protagonizaram, Torresmo e Giserda (me recuso a falar Giselda) são definitivamente para salvar o dia.

O baú de referências do quadrinista é notável. Gustavo Duarte e o rei do easter egg. É divertido ficar caçando essas surpresinhas pelas páginas. Já comentei sobre o fato do Zé estar lendo “Có”, mas você também vai encontrar personagens da Cultura pop e até mesmo um uniforme de um astronauta bastante conhecido dos leitores do Maurício. Mas a minha referência favorita é sem dúvidas, uma caixa que está no cenário das naves dos alienígenas. Com a inserção “Varginha MG” faz alusão direta às lendas e polêmicas que marcaram épocas e consagraram a cidadezinha do interior de Minas como a “capital dos ET’s”.

01

Cada cidade pequena tem seu ET, sua assombração ou lenda marcante. Gustavo brinca com esse histórico, apresentando uma mistura de roça + espaço, que a princípio parece inusitada, mais que dialoga perfeitamente em HQ pra rolar de rir e se divertir intensamente.

Agora a pergunta que não quer calar: com aquele final sugestivo, com quem será que Giserda trocou de cérebro?

chicobento_pacorespaciar021


 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s