Recortes!

Fazer Fluir

Logo recorte

*Por Talita Guimarães

Depois de meses, saio do retorno à terapia aliviada. Entendimentos internos descongestionados. Fluidez para ser. Muitos pensamentos clareando entre o consultório e a parada de ônibus.

Arte: Talita Guimarães

Arte: Talita Guimarães

Mais adiante uma retenção fecha os dois lados da estradinha que dá acesso a praça onde aguardo meu ônibus. Espio curiosa o que terá sido e me deparo com uma escavadeira atolada no lamaçal à beira da estrada. No asfalto, outra escadeira de mesmo porte fecha a rua enquanto tenta desatolar a colega. Analogias entre a terapia e o tráfego me vem inadvertidamente.

Enquanto observava os esforços da máquina operada por homens em ajudar sua semelhante, ria-me disso de até as coisas mais mecânicas terem uma alma de carne e osso. E sangue. Suor. Lágrimas.

Há de haver sentido no coração. E no caminho torto, esburacado, sem acostamento até o cérebro. Via de mão dupla que quando congestiona, haja engenharia de tráfego para fazer fluir.

Até chegar perto do foco da retenção, há de ter paciência para lidar com o tempo dedicado à mesma paisagem lá fora. Assim como aqui dentro, quando finalmente aquela pá gigante se aproxima, para desafogar os acúmulos ao nosso redor, permitindo que saiamos com os próprios braços e pernas do buraco em que atolamos.

Quando a psicóloga me ouve, remove as pedras ao meu redor. Faz meu mundo girar em uma rotação que não me entontece. Torna tolerável seguir adiante, de volta à pista. E pensar que nossas conversas são como escavar arqueologias internas mesmo, soprando a poeira das coisas não ditas, pouco pensadas, mal resolvidas.

Liberando espaços, dando destinos, fazendo fluir.


Assinatura Talita

Talita Guimarães: Ensaios em Foco | Instagram | Twitter

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s