Recortes!

Abraçando Antonio Prata

Logo Recorte

*Por Talita Guimarães

Termino de ler Trinta e poucos com a certeza de que acabara uma das melhores leituras de 2017. Não por parâmetros de crítica literária e coisa e tal, que não sou disso – sequer estou apta a tanto -, mas de experiência de leitura mesmo. Aquilo que nos dá quando algo nos toca profundamente. E a certeza seguinte é que estou apaixonada pela escrita do Antonio Prata. Veja bem, não pelo autor, pessoa como eu ou você que pessoalmente deve ser ótima gente, porém decepcionantemente normal.

recorte 62

Arte: Talita Guimarães

O sentimento que me toma é o de completo interesse afetivo pelas histórias, personagens e sobretudo forma de abordá-las do Antonio. Não é novidade que o sujeito é uma das nossas melhores vozes na crônica atual. Jovem, o paulista de 39 anos, transborda em seus textos experiências absolutamente corriqueiras com sensibilidade e bom humor desconcertantes de boas. Com uma mistura refinada de perspicácia e humildade para admitir o próprio senso de ridículo diante de umas tantas situações da vida de pai, torcedor, roteirista, homem, Prata me inspira desde Nu, de botas (2013) e umas tantas crônicas esparsas lidas clandestinamente graças as reproduções não-autorizadas de sua coluna na Folha de São Paulo por alguns sites suspeitos.

Com seu Trinta e poucos, o sucesso comigo alcança novo n2017 - Aspas_Recorte 62ível, pois todas – preste atenção! – TODAS as crônicas conquistam meu sorriso. E na última me arranca lágrimas plena manhã de sexta-feira em um expresso ,metropolitano rumo ao trabalho.

Embalada pela leitura, meu modo cronista é ativado me fazendo escrever sete (oito com esta!) crônicas em três dias, garantindo à esta coluna dois meses de textos e me deixando maravilhada com a experiência de atravessamento e transbordamento que seu livro me traz.

Abraçada ao exemplar pelo trajeto que me sobra, penso neste texto e somente um título provisório me vem, embora o sentimento permaneça – e seja conclusivo: Obrigada, Antonio Prata!


Perfil Talita

Talita Guimarães: Ensaios em Foco | Instagram | Twitter

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s