Recortes!

Abracinho

Logo Recorte

*Por Talita Guimarães

Quando os ônibus com ar-condicionado da linha expressa metropolitana começaram a circular na região onde moro, a primeira coisa que me veio a mente quando me aconcheguei no assento acolchoado foi que aquela sensação só podia ser a de um abracinho. Moldando-se às costas dos passageiros, a poltrona envolve de leve nas laterais, como um abraço curto. Pequeno, mas inegavelmente confortável.

recorte novo.jpg

Arte: Talita Guimarães

Desde então, aos confortos mínimos, involuntários, que nos alcançam ao longo do dia quase sem querer, mas com efeito, chamo abracinhos.

Acumuladora de coisas e causos mínimos, venho listando mentalmente minha própria coleção de abracinhos há semanas, ciente de que há muitos mais a brotar de onde vieram os primeiros.

2017 - Aspas_Recorte

Como estas breves narrativas a que chamo recortes desde 2010, os abracinhos estão por aí, passando por nós e nos tocando de leve a todo instante, nos assentos dos ônibus, nos sabores dos lanches preferidos, nas palavras engraçadas que nos arrancam sorrisos surpresas, nas canções que apaziguam a alma, em algum meme perspicaz e divertido, nos entendimentos que trazem paz, nos descontos que se descobrem no caixa, nas gentilezas cotidianas.

Meus três abracinhos preferidos vem respectivamente:

1)     Do assento acolchoado do expresso metropolitano;

2)   Do mingau de milho da tia Socorro, que vende lanches no meu trabalho e me saúda por Talitinha;

3)   De todo e qualquer purê de batata que me alcance as papilas gustativas.

Porque abraço é lugar de conforto, os abracinhos que muitíssimo grata acolho em meio a rotina me ajudam a fechar os olhinhos por alguns segundos e apenas curtir as vantagens de estar viva e, a despeito de tudo o que nos embrutece e anestesia, ainda sensível aos pequenos deleites da vida.


Perfil Talita

Talita Guimarães: Ensaios em Foco | Instagram | Twitter

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s