Questão de Opinião

Com amor, Van Gogh: Fúria e ternura do artista em tela grande

Logo Questão de Opinião

*Por Meiri Farias

Ele sentiu intensamente. Com suas cores vibrantes e pinceladas furiosas, Vincent Van Gogh fez de sua curta trajetória um marco na história da arte, influenciando gerações de artistas até a contemporaneidade e sempre suscitando curiosidade, por sua arte e por sua vida pessoal (e ambas se misturando infinitamente). E é essa influência que se vê na animação Com amor, Van Gogh (Loving Vincent, 2017) que chegou as salas de cinema na última semana.

16473800_1255057354586029_2421459777499701598_n

Nos últimos anos, as poucas informações liberadas pela produção do longa despertaram curiosidade e interesse sobre a obra. O filme é o primeiro a animar quadros inteiramente pintados à mão, contando com uma equipe de mais de 100 artistas que produziu mais de 50 mil quadros, um para cada frame. Mas antes de chegar as telas (dos quadros e do cinema), um filme live-action foi rodado com atores reais. Nomes conhecidos do público geral como Saoirse Ronan (Brooklyn) e Jerome Flynn (Game of Thrones, Black Mirror) são parte do elenco dirigido por Hugh Welchman e Dorota Kobiela. Vale a pena esperar e conferir também os créditos do filme, que completam a história e identificam os atores e as obras correspondentes.

1

O enredo se desenvolve pouco tempo depois da misteriosa morte de Van Gogh. Durante pouco mais de 90 minutos, acompanhamos a trajetória de Armand Roulin, filho de um carteiro próximo ao artista holandês, que é incumbido por seu pai a entregar a última carta que o pintor enviou ao seu irmão Theo. A contragosto no início, Armand começa a se embrenhar nas histórias e lendas sobre o controverso artista e começa a sentir cada vez mais curiosidade. Os obstáculos na missão de Roulin, o levam a questionar o suicídio do pintor, as polemicas sobre sanidade e sua própria trajetória. O ator britânico Douglas Booth empresta seu rosto a Roulin, que realmente foi retratado por Van Gogh no quadro “Retrato de Armand Roulin”, de 1888.

LVcanvas

A surpresa ao perceber as obras de Van Gogh ganhando vida e se transformam em cena é o ponto mais positivo do filme. Marguerite Gachet e seu pai Dr. Gachet, o negociante de obras de arte Père Tanguy e o próprio Roulin já são personagens conhecidos dos fãs mais atentos do pintor. No filme, imaginamos suas personalidades e suas relações com o artista criam uma trama intrigante, digna de teorias da conspiração. Van Gogh é o tipo de artista que carrega lendas e mistérios que o precedem. É fácil confundir o autor com sua obra e a animação trabalha esse elemento de forma inteligente e delicada.

Robert Gulaczyk como Van Gogh

Robert Gulaxzyk com Vincent Van Gogh

Eleanor Tomlinson como Adeline Ravoux

Eleanor Tomlinson como Adeline Ravoux

Saoirse Ronan como Marguerite Gachet

Saoirse Ronan como Marguerite Gachet

A carreira de Van Gogh foi curta. Em menos de dez anos, o artistas criou mais de 800 pinturas, dessas quais 125 foram incorporadas de alguma forma no filme. Entre o impressionismo e o expressionismo, o artista também é lembrado por uma grande número de autorretratos, como o que inspirou sua representação no filme e a interpretação do ator polonês Robert Gulaxzyk, e por episódios polêmicos como quando cortou a própria orelha.

Com amor, Van Gogh também vem acumulando prêmios como o de melhor longa metragem no Adirondack Film Festival, entre outras premiações. Inspirado em mais de 800 cartas* enviadas pelo holandês, o filme é declaração de amor ao pintor e faz uma homenagem a altura de sua obra. Com ternura e fúria, como em um quadro de Van Gogh.

*A troca de cartas entre Vincent e o irmão Theo foram publicadas no livro “Cartas A Théo”, publicado no Brasil pela Coleção L&PM Pocket (1997).


Perfil Meiri

Meiri Farias: Portfólio | Instagram | Twitter

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s