1 Resenha Por Dia

Você é feminista e não sabe (Angélica Kalil e Mariamma Fonseca)

*Por Beatriz Farias

72E0103D-3D97-48DE-BAA0-34D3E44C95FB.png

“Ah, eu não sou feminista, eu só acho que mulheres e homens deveriam possuir os mesmos direitos”. Atire a primeira pedra quem nunca ouviu a frase ao questionar ou identificar em uma mulher o potencial de engajamento no movimento que luta primordialmente pela equidade de direitos e oportunidades entre pessoas que nasceram com uma vagina ou com um pênis e pessoas que perceberam que não cabem na definição imposta em seu nascimento. Existe um medo óbvio provindo da declaração em ser feminista em parte pela falta de informação que ainda ronda o termo e o restante pelo medo em estar associada a um movimento que todo dia é tão atacado e estigmatizado. Por esta razão, aqui vem minha alerta: cuidado, você é feminista e não sabe.

Para nos auxiliar nessa emboscada que é o reconhecimento, o livro “Você é feminista e não sabe” nasceu em 2017 como entrevistas ilustradas por Mariamma Fonseca através de um financiamento coletivo muito bem-sucedido. O projeto, no entanto, existe desde 2015 no YouTube, onde eram publicados os vídeos com as entrevistas que a roteirista e editora de texto Angelica Kalil realizava com inúmeras mulheres. Mulheres de diferentes profissões, mulheres em diferentes posições sociais. Mulheres negras, mulheres da periferia, mulheres psicanalistas, mulheres lésbicas, mulheres mães, mulheres que são presidentas de partidos e associações e mulheres que identificam seus privilégios. Porque somos muitas e não somos iguais.

1D103908-1E1E-4716-990C-B66E171A301A.png

E é nesse caminho que o livro chega. Como que pela necessidade de ter registrado em texto o que as vezes nos escapa do ouvido. Como se fosse um presente para todas as mulheres que estão no caminho de se reconhecer na ideia mas que ainda não chegaram lá. Um livro paciente e delicado ao mesmo tempo que incisivo, onde desde o projeto gráfico (responsabilidade da editora Café com chocolate e Design) até as cores presentes nos desenhos possuem razão para ocuparem o espaço que lhes foi concedido.

Reunindo os mais variados assuntos, desde feminismo e história, passando por feminismo e gênero até o feminismo e a mulher indígena, o livro possui 15 entrevistas com perguntas coerentes e precisas, que desafiam novas percepções na mesma medida em que dão espaço para a visão de cada mulher ser respeitada e refletida. Por falar em reflexão, as ilustrações são outro ponto de destaque do produto, já que cada detalhe apresenta um novo olhar para o que significa desenhar mulheres, e suas imperfeições e belezas que poderiam ser deixadas de lado não fosse o olhar atento da mulher escolhida para tal feito.

Vale destacar que “Você é feminista e não sabe” não é um guia definitivo a respeito do assunto feminismo. Além de não vir com essa proposta, é evidente que não precisamos de um uma última resposta a respeito de uma cultura que está em seu desenvolvimento contínuo. Porque embora seja essencial ler a resposta de Simone Cruz, Laerte Coutinho, Kerexu Yxapyry, dentre outras mulheres entrevistadas, temos em mente que nunca é a representação absoluta de quem nós somos. O que a gente precisa, de fato, é começar a ouvir mulher. Sem interrupções. Sem homens olhando de cima para baixo. A gente precisa se ouvir, e é urgente.

 

Título: Você é feminista e não sabe

Autora: Angélica Kalil e Mariamma Fonseca

Publicão: Independente/Financiamento coletivo

Ano: 2017

Avaliação:

Untitled design (9)


Assinatura Beatriz

Beatriz Farias: Tumblr | Instagram

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s