1 Resenha Por Dia

qp (Powerpaola)

*por Beatriz Farias

1407CAFF-BD97-49AF-90B8-33A3F4C0C2B7

Sempre mantive um misto de espanto e prazer sobre o modo com que o amor é retratado nas mais variadas linguagens artísticas, onde quase carrega nos ombros uma ampulheta alertando que o prazo de validade está para vencer, portanto convém a pressa. O quadrinho de hoje, não por acaso, fala de um relato de amor. E eu escolhi falar sobre ele porque aqui o tempo passa diferente.

Com roteiro e desenho da ilustradora, quadrinista e artista plástica Powerpaola, “qp” aborda o dia a dia de um casal através de pequenas tirinhas. É importante mencionar que a história não se trata de um única narrativa direta, porque essa particularidade é responsável por fomentar o argumento inicial de rompimento com o que a gente espera do tempo. A obra pode ser muito feliz, muito triste, ou os dois, se você também estiver disposta(o) a contar a vida pela qualidade do tempo ao invés de sua duração.  

0E032D4C-BD97-46FA-9A0E-9484A94DC90B.jpeg

O tom de humor já característico das tirinhas da quadrinista são fundamentais para dar leveza a traços do cotidiano, que não são tão engraçados assim. E que coisa clichê e absurda essa de falar sobre cotidiano. Porque na mesma medida em que o assunto é todo dia fonte de milhares de analises e contos e poemas, é também inteiramente particular e especifico em cada caso e em cada casa.

A casa que Paola apresenta nesse seu mais recente trabalho, tem muito a ver com a possibilidade de mobilidade e capacidade de firmar sua presença em cada canto. Com seu companheiro Q, a artista equatoriana, que foi criada na Colômbia, viaja da Austrália a Amazônia e a gente sente através do seu traço o cheiro do espaço, da comida e a cor da paisagem, ainda que as páginas estejam em preto e branco.

082F0D9C-E26B-4913-A804-D39229EBABB5.png

Nesse ponto, vale mencionar a importância da responsável pelo obra no Brasil. A Lote 42 destaca-se no mercado de editoras independentes por trazer projetos gráficos ambiciosos e altamente bem-sucedidos, que conversam diretamente com as particularidades do conteúdo abordado. Nesta edição de “qp” não é diferente, tendo como um dos principais pontos altos a ilustração da capa e contracapa, que como mencionado no texto da contracapa, os personagens “se afastam e se aproximam conforme se abre e fecha o livro”. 

E conforme a vida vai e vem também.

E é desse pavor e curiosidade que menciono a principio que Powerpaola é generosa no modo de nos narrar sua própria história, revertendo o olhar que temos para o que seria dar certo, já que as coisas não precisam durar para sempre para alcançarem seu êxito. Do mesmo modo que nem sempre o rompimento exige grandes brigas e finais épicos. A gente já sabe, todo relacionamento é um retrato de fracasso na mesma medida que nos alimenta de pequenos momentos de descuido. Fazer durar é bom. Reaprender a dormir sozinha na sua cama pode ser doloroso e muito gostoso. No traço dessa quadrinista é um descanso para o coração.

 

Título: QP

Autora: Powerpaola 

Publicão: Lote 42

Ano: 2018

Avaliação:

Untitled design (9)


Assinatura Beatriz

Beatriz Farias: Tumblr | Instagram

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s