aniversário

Armazém (5 anos) de Cultura

Fazer o Armazém de Cultura sempre foi um pouco de resistência. O blog, que chega hoje ao seu quinto aniversário, nasceu como uma atividade de um curso livre e curtinho, mas um pouco por acaso, teimosia e, principalmente, resistência, ele seguiu.

Em cinco anos o Armazém resistiu a completa e total falta de recursos. Já atravessamos a cidade inteira para fazer uma entrevista com apenas uma condução, sem um centavo na carteira. Já cobrimos evento por oito, dez horas, com um pacote de bolachas de refeição. Nunca recebemos um centavo pelo Armazém, pelo contrário, muitas vezes foi necessário tirar dinheiro de onde não tinha para não deixar o blog morrer.

Em cinco anos o Armazém resistiu ao desanimo. Ao desemprego, a falta total de perspectiva. A crises internas, problemas pessoais, aos altos e baixos da nossa saúde mental. A política no Brasil.

Em cinco ano o Armazém resistiu a nossa vida profissional externa. Todas as envolvidas com o AC trabalham em outras atividades (os boletos não param) e, infelizmente, na maior parte do tempo precisamos priorizar o emprego “oficial” em detrimento do blog. Por tantas demandas externas, muitas vezes o blog permaneceu sem atualizações por longos períodos. Mas, contrariando toda lógica, ele resistiu.

Parece uma história triste, mas não é. Todos os anos gostamos de exaltar nossas conquistas com o blog – e, elas sim, ocupariam linhas de rolagem infinita – mas as vezes é importante revisar como as dificuldades que superamos diariamente. Fazer jornalismo no Brasil é difícil. Fazer jornalismo autoral, independente sobre produção cultural autoral e independente, é quase impossível. Nossa própria existência depois de 5 anos contrária a lógica. E é por isso que resistimos.

 


 O conteúdo não vai parar, mesmo que o intervalo entre as postagens seja maior do que gostaríamos. Tem muita coisa bacana vindo por aí nas próximas semanas e enquanto isso gostaríamos de contar um pouco mais sobre os nossos números!

 

a gaming infographic (1)


Confira nossa playlist em comemoração aos 5 anos de Armazém: 5 horas de músicas marcantes deste período:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s